A Prefeitura Municipal de Carmópolis lançou na manhã desta quinta-feira (11), o programa “Ciclo do Carinho” que visa combater a pobreza menstrual através de ações de promoção da dignidade menstrual, conscientização e informação sobre a menstruação, e principalmente o fornecimento gratuito de absorventes higiênicos para as alunas da rede municipal de ensino.

O evento ocorreu no Colégio Adília de Aguiar Leite e contou com a presença da prefeita Esmeralda Cruz, dos vereadores Cristiano, Luzia Gomes, João Neto e Genilda Couto, do secretário de Educação, Dirceu Passos, da secretária de Saúde, Evelyn Carvalho, da secretária adjunta de Assistência Social, Liliane Lucena, da comunidade estudantil e de professores da rede municipal de ensino.

O projeto já foi protocolado na Câmara de Vereadores e seguirá para tramitação e votação dos parlamentares. As ações do programa “Ciclo do Carinho” serão gerenciadas pelas secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde.

A prefeita Esmeralda Cruz solicitou aos vereadores presentes empenho e agilidade na votação do projeto, e demonstrou orgulho de o município ser um dos primeiros na tomada desta iniciativa no estado.

“Todos nós sabemos do tabu que é este assunto, mas trata-se de uma questão de humanidade e dignidade social em que possibilitaremos que as nossas alunas de situação financeira delicada não deixem de frequentar as aulas por falta do absorvente. É uma realidade triste que vamos combater com todas as nossas forças”, afirmou Esmeralda Cruz, prefeita de Carmópolis.

O evento encerrou com uma palestra ilustrativa sobre o ciclo menstrual proferida pela enfermeira do município, Leisiane Santos. Ela explicou as alunas e ao público presente como ocorre o processo da menstruação no organismo feminino e tirou algumas dúvidas sobre o tema.